domingo, 10 de agosto de 2014

Você sabe quem foi Oreco?

 Oreco
Waldemar Rodrigues Martins, Oreco, nasceu em Santa Maria no dia 13 de junho de 1932. Recebeu o apelido de Oreco dos irmãos mais velhos. Quando era pequeno gostava muito das histórias em quadrinhos do Reco-Reco, Bolão e Azeitona. Tinha semelhança física com o Reco-Reco por ser negro e magrinho. Depois que começou a jogar futebol acrescentou o “O” e passou a se chamar Oreco.
De 1945 a 1948 atuou no Esporte Clube Ideal, onde lutou muito para entrar, pois havia muito preconceito racial e o capitão Leobaldo e sua esposa, dona Maria não aceitavam jogadores negros no clube. A amizade de Oreco com os outros jogadores foi aproximando-o e com o tempo foi aceito no clube. Morou muito tempo com o capitão e sua esposa. Depois dele, o preconceito caiu e outros jogadores negros entraram no clube.
Oreco estreou no Esporte Clube Internacional de Santa Maria no dia 10 de abril de 1949, com apenas 16 anos de idade, contra o Cachoeira, na Capital do Arroz. O Internacional venceu por 7 X 1. Segundo o jornal A Razão, Oreco foi um dos destaques do jogo, vindo a jogar 28 partidas com a camisa do Internacional de Santa Maria: venceu 13, empatou 2 e perdeu 13.
Do Internacional de Santa Maria foi para o Internacional de Porto Alegre. Sua estréia foi no dia 10/06/1951, amistoso nos Eucaliptos, campo do Rio-grandense: Internacional de Santa Maria 1 X 1 Internacional de Porto Alegre.
Em 1956 foi convocado para a seleção brasileira que representaria o país no II Pan-Americano. A conquista do título de campeão foi invicta, com 4 vitórias e um empate. No mesmo ano foi convocado para o Sul-Americano em Lima, no Peru.
No dia 5 de fevereiro de 1957 estreou no Corinthians, sendo comprado por um milhão e duzentos mil cruzeiros. No Corinthians nunca foi campeão, mas foi convocado para a seleção brasileira que conquistou o primeiro título mundial, em 1958, na Suécia, jogando ao lado de Pelé e Garrincha.
EM 1962 foi convocado para a Copa do Mundo, mas na véspera, num jogo contra o São Paulo teve um fissura no tornozelo. Ficou no Corinthians até 1965, quando foi para a Colômbia , jogar no Milionários, onde foi campeão e jogou a Libertadores pelo Milionários.
Em 1967 e 1968 jogou no Toluca, no México. Foi para os Estados Unidos comprar um “Mustang” último tipo, mas não pode sair do país com o carro. Acabou ficando para jogar por uns seis meses e ficou por sete anos. Foi o primeiro brasileiro a fundar uma escolinha de futebol para garotos nos Estados Unidos.  Em 1975 vendeu a escolinha para um húngaro.

Waldemar Rodrigues Martins, o Oreco, morreu enfartado, aos 52 anos, no dia 03 de abril de 1985, atuando pelo Milionários, no Estádio de Futebol da Associação Atlética Ituveravense- SP, às 22 horas e 45 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário