terça-feira, 19 de agosto de 2014

Prêmio Petrobrás de Esporte Educacional

  • Uma tecnologia social merece ser conhecida e premiada

    O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional finalizou mais uma importante etapa. Foram recebidas, de novembro de 2013 a março de 2014, mais de 1300 inscrições vindas de todas as regiões do país! Todos os participantes são grandes vencedores e por isso agradecemos a todos aqueles que acreditaram no Prêmio e inscreveram suas experiências.
    A partir de uma criteriosa etapa de avaliações, foram selecionadas por uma renomada comissão avaliadora as tecnologias sociais de esporte educacional mais exitosas nas categorias Terceiro Setor, Escolas Públicas e Universidades.
    O evento de Premiação aconteceu no último dia 15 de Abril, no Rio de Janeiro, e reuniu convidados de diversas áreas, como autoridades governamentais, organizações da sociedade civil, atletas e, é claro, os finalistas.
    Aqui apresentamos os vencedores de cada categoria. Conheça!

    Vencedores por categoria
    Premiação das experiências vencedoras. Prêmio Petrobras de Esporte educacional divulga seus finalistas.
    VencedoresVencedoresVencedores

    Categoria TERCEIRO SETOR

    1° lugar

    Futebol de Rua: uma nova visão do jogo
    Gerson Guimarães
    Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente
    Um jogo de futebol onde a atitude em campo vale mais que bolas na rede. Essa é a metodologia aplicada pela Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente no projeto ‘Futebol de Rua: uma nova visão do jogo’, no município de Santana do Parnaíba, em São Paulo. Nos jogos, que não contam com a presença de árbitros, o diálogo é essencial entre os participantes para que se criem novas regras e adaptações de acordo com a realidade de cada partida. As diretrizes criadas pelo grupo fortalecem o sentido de corresponsabilidade e  autônoma, pois os próprios jogadores conduzem as regras.

    2° lugar

    Projeto Velozes do Amanhã 
    Ana Lúcia da Silva Sena
    Instituto de Desenvolvimento Humano, Social, Econômico e Cultural Maná do Céu para os Povos
    Mesmo no país do futebol é o atletismo que rouba a cena em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Numa região cercada por diversas aldeias indígenas e contemplada com diferenças étnicas muito fortes, 200 crianças e jovens participam do projeto Velozes do Amanhã. A experiência  proporciona aos participantes conhecer as regiões do entorno e trabalhar com esporte, história e cultura, tendo como base o atletismo. Com essa modalidade esportiva é possível abordar questões como respeito às diferenças, disciplina, cooperação e participação.

    3° lugar

    Handebol em Cadeira de Rodas na Escola 
    Mariana Piculli
    Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas
    A experiência “Handball em Cadeira de Rodas na Escola”, desenvolvida  no município de Toledo, no Paraná utiliza-se da inclusão invertida para que crianças com  deficiência ou não, pratiquem esportes juntas. Todos os alunos utilizam as cadeiras de rodas durante o jogo, oportunizando um momento de troca de experiências, autonomia e reflexão sobre garantia de direitos e respeito às diferenças.

    Categoria ESCOLAS PÚBLICAS

    1° lugar

    Ping Pong na Quadra
    Cícera Andréia de Souza 

    Escola Básica Estadual Paulo Devanier Lauda
    Que tal tornar o tênis um esporte acessível para todas as pessoas e classes sociais? Foi pensando nisso que a Escola Básica Estadual Paulo Devanier Lauda, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, misturou o ping pong com tênis tradicional, dando origem ao “Ping Pong na Quadra”. A nova prática esportiva se adapta a qualquer espaço, necessitando de pouco dinheiro e materiais simples como fitas coloridas, cordas e cones. “Ping Pong na Quadra” contribui para que os jovens possam experimentar as diversas possibilidades da prática de jogos a partir da criatividade e adaptação de regras.

    2° lugar

    Cadeirabol, uma experiência divertida
    Danilo César Trindade Pereira 
    Escola Municipal Frei Rogato
    Na Escola Municipal Frei Rogato, em Betim, Minas Gerais, a simples ideia de colocar algumas cadeiras dentro da quadra e iniciar um jogo de voleiball sentado possibilitou a  a participação de uma aluna cadeirante, além de estimular a discussão sobre inclusão, cidadania e respeito as diferenças de forma divertida.  Tal iniciativa fez com que as aulas de educação física se tornassem  mais criativas e  inovadoras.

    3° lugar

    Das escolas da ginástica a ginástica alegria na escola
    Josiane Cristina Climaco
    Colégio Estadual Marcilio Dias
     Utilizar a ginástica nas aulas de Educação Física,  incluindo movimentos de danças africanas e de capoeira, é a estratégia utilizada pelo Colégio Estadual Marcilio Dias, em Salvador, na Bahia para fortalece a identidade e a autoestima da comunidade escolar, na qual amaioria dos alunos são remanescentes quilombolas.  A experiência “Das Escolas da Ginástica a Ginástica Alegria na Escola” valoriza as produções coreográficas dos estudantes, e a cultura popular, assumindo papel social importante para comunidade.

    Categoria UNIVERSIDADES

    1° lugar

    Perspectivas do esporte educacional pela pedagogia de projetos: diálogos pedagógicos
    Cristiano Marcelo Moura
    Faculdade de Pindamonhangaba
    Pouco populares no Brasil, o golfe e o tamboréu foram objeto de pesquisa da Faculdade de Pindamonhangaba e de uma escola pública de Taubaté, em SP. Juntas, as instituições estudaram as modalidades e construíram materiais e espaços adaptados para os jogos, utilizando os esportes como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

    2° lugar

    Festival Escolar de Mini Atletismo
    Marcos Paulo Huber
    Associação Desportiva Recreativa de Atletismo
    Esporte individual? Nada disso. Em parceria com poder público, estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina movimentaram 15 escolas municipais da região para o ‘Festival Escolar de Mini Atletismo’. As provas tiveram três elementos: materiais recicláveis, criatividade e inovação. A experiência usa o atletismo, modalidade esportiva baseada originalmente no desempenho individual, para o alcance de resultados coletivos através da adaptação de regras e espaços.

    3° lugar

    Nosso Caderno de Jogos e Brincadeiras
    Leonardo Toledo Silva
    Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS)

    Um caderno, alunos e seus familiares e responsáveis. Foi dessa forma que o Instituto Brasil Igualdade Social, em MG, estimulou a aproximação de pais e filhos, através do esporte. Enquanto utilizavam a criatividade para adaptar, de forma simples, brincadeiras tradicionais em esportes dos dias de hoje, a família se reunia, trocava experiências e ainda praticava atividade física de forma divertida.
    http://premioesporte.petrobras.com.br/novidade/uma-tecnologia-social-merece-ser-conhecida-e-premiada/


Nenhum comentário:

Postar um comentário